fbpx

Como a meditação pode ajudar a reduzir a ansiedade?

Ansiedade é um estado emocional que faz a pessoa se sentir impotente e indefesa diante de um futuro que parece perigoso e incerto. Uma sensação de alerta constante que não nos permite relaxar, uma intensa e eterna vontade de poder antecipar os acontecimentos na tentativa de controlá-los ou prever possíveis danos.

É um sentimento natural do ser humano e fundamental para nos manter vivos diante de situações de perigo iminente, mas que se torna patológica quando sentida de forma constante e desnecessariamente. E é isso que vem acontecendo com milhares de pessoas. Segundo especialistas, a ansiedade tornou-se o transtorno mental mais frequente no mundo – superando até a depressão. E o Brasil é o pais com o maior índice de ansiosos, segunda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Principais sintomas e formas de tratamento

As sensações causadas pelo transtorno de ansiedade são inúmeras, mas é bem comum relatos de agitação constante, angústia, nervosismo excessivo, medo frequente e até mesmo crises de pânico. Os sentimentos de falta de segurança e estresse começam aos poucos a afetar o sono, a rotina de trabalho e a vida social dos ansiosos, que vão se sentindo cada vez mais agitados e vulneráveis.

Somente especialistas – psicólogos, médicos e terapeutas especializados – podem avaliar o quadro clínico dos ansiosos e dizer se os sintomas apresentados estão além do que é considerado normal. O tratamento mais comum envolve medicamentos específicos que diminuem a tensão – os chamados ansiolíticos -, que só podem ser prescritos por um médico, acompanhado de um processo terapêutico.

A psicoterapia e outros tipos de terapias investigativas são fundamentais para ajudar as pessoas a entender quais os fatores que desencadeiam as crises de ansiedade – gatilhos – e de que forma elas podem compreender e elaborar os sentimentos ruins que emergem com o transtorno. A prática frequente de atividades físicas e terapias complementares como acupuntura, massagens e reiki também podem ser muito úteis.

Como a meditação pode ajudar?

A meditação pode contribuir muito no controle da ansiedade porque é um exercício mental cujo principal objetivo é trazer a atenção para o momento presente. E a principal dificuldade de quem sofre com ansiedade é justamente permanecer no “aqui e agora”, pois está sempre preocupado e temeroso com o futuro.

A prática também nos auxilia a observar os pensamentos e sentimentos sem julgá-los e sem se deixar levar por eles. E por isso, é muito eficaz para acalmar os pensamentos negativos e a sensação de insegurança criada com frequência pela mente da pessoa ansiosa.

A respiração consciente e constante é outro aspecto da meditação que pode ajudar muito a reduzir a ansiedade. Ao coordenar o ritmo da entrada e saída do ar pelo nariz e pulmões, naturalmente também diminuímos a aceleração cardíaca e, com isso, reduzimos a sensação de estresse e perigo, facilitando o restabelecimento do equilíbrio emocional.

Portanto, se você sofre com transtorno de ansiedade, saiba que a meditação é uma ferramenta simples e muito eficaz na busca por uma vida mais alegre e tranquila. Vamos praticar?

 

 Learning Journey Nepal, Butão e Tibet: conexão com a natureza interna e externa

A Positiv realiza entre os dias 16 de fevereiro e 1º de março de 2020 uma jornada de aprendizagem muito especial para o Nepal, Butão e Tibet.

Muito além do turismo, a viagem foi criada para ser uma experiência enriquecedora de cultura e autoconhecimento nestes três países de cultura milenar. Além de pontos turísticos essenciais, a programação conta com encontros com professores e mestres espirituais locais, práticas diárias de Yoga e meditação, momentos de reflexão e partilha. Além disso, será permitido ao grupo visitar lugares sagrados que são fechados ao turismo convencional, como cavernas no Butão e monastérios.

O propósito de realizar essa imersão surgiu da consciência de que estamos em um momento de profunda transformação na sociedade, no qual nossa vida individual e coletiva dependerá cada vez mais da nossa capacidade de nos conhecermos, vivermos alinhados com o nosso propósito e nos desenvolvermos para trabalhar pelo bem comum.  

O público desta jornada são formadores de opinião, empresários, empreendedores sociais, buscadores ou qualquer pessoa curiosa que queira se aprofundar no universo do propósito e do bem-estar e queira trazer esses conhecimentos para a prática na sua vida pessoal e/ou profissional. 

Como funciona a Jornada?

O roteiro programado para os 14 dias da viagem foi criado especialmente para proporcionar experiências de bem-estar físico, emocional, mental e espiritual. A proposta está estruturada por três pilares: pensar, agir e sentir.

Pensar: estudos e conversas inspiradoras com pessoas e professores/mestres locais.

Agir: passeios e experiências concretas em que aprenderemos na prática os conceitos propostos nesta jornada.

Sentir: práticas diárias de meditação e momentos de silêncio e reflexão.

A viagem começa pelo Butão, onde o grupo será recebido pelo Mr. Karma Ura, chefe do Centro de estudos do Butão e pelo índice de Felicidade Interna Bruta do Governo. Lama Gembo, chefe do corpo monástico, conduzirá o grupo em monastérios e lugares sagrados, onde facilitará algumas cerimônias budistas, práticas de meditação e aulas sobre os princípios-base do budismo e cultura do Butão. Em Thimphu, Paro e Punakha, o grupo ficará em hotéis 5 estrelas, com opções de banhos de pedras quentes típicos da região, caminhadas pela natureza e muito mais.

Em seguida, o grupo segue para Kathmandu, capital do Nepal, onde visita os principais monumentos da arquitetura milenar da cidade, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. E no Tibet, na capital Lhasa, o grupo conhecerá o Palácio de Potala, palácio de inverno de Dalai Lama; o Templo Jokhang, do século VII, o mais sagrado de toda a região; e caminha e faz compras na popular Barkhor Square (Bazaar), onde há todo tipo de artesanato tibetano, artefatos budistas, tapetes, pinturas etc. 

Sobre a facilitadora Renata Rocha


Renata é co-fundadora e sócia do PositivApp, e dedica-se ao desenvolvimento humano e expansão da Consciência, e facilita processos de autoconhecimento individuais e em grupo e estudos e práticas de meditação desde 2004. Viajou durante 15 meses (2009 e parte de 2010) em um sabático espiritual pela Ásia, entre outras vezes, estudando com grandes mestres do Oriente (principalmente na Índia, Tailândia, Indonésia e Nepal), onde retorna anualmente para reciclar seus estudos.

Palestrante e mediadora de conversas e encontros entre empreendedores sociais, pensadores e líderes humanitários e espirituais. Organiza e facilita experiências e Learning Journeys pelo Brasil e mundo para estudar assuntos como Mindfulness, Felicidade e Bem-estar, estreitando a distância entre culturas e saberes, entre a mente e o coração.

Para mais informações e reservas de vagas para a viagem, escreva para sylvia@positivapp.com ou pelo whatsapp (11) 95839-7351.

Foto: Arthur Veríssimo
Grupo que participou da Jornada em 2019

 

Afinal, o que é meditação?

A meditação pode ser definida resumidamente como um exercício mental de concentração, presença e auto-observação. Um esforço consciente de trazer toda a nossa atenção para o momento presente e, com isso, evitar distrações que nos levam a um evento passado ou a uma “pré-ocupação” com o futuro.      

O ato de meditar, a princípio, é muito simples. Começa por encontrar uma posição confortável para permanecer por alguns instantes, silenciar, concentrar no próprio processo de respiração e se AUTO-OBSERVAR, ou seja, tomar consciência dos pensamentos e sentimentos que experimentamos sem julgá-los e sem se deixar levar por eles.     

Existem centenas de técnicas e escolas de meditação. Esta forma de meditação silenciosa, também chamada de Mindfulness, é a mais conhecida, mais tradicional e a mais praticada no mundo inteiro. Mas existem também as meditações guiadas, em que a voz de um instrutor ou um guia conduz o praticante em cada etapa deste processo de concentração e presença ou ainda numa prática de exercícios mentais e visualizações que tenham algum objetivo específico, como por exemplo, reduzir a ansiedade, buscar prosperidade, praticar o perdão, relaxar para dormir, entre tantas outras.  

História da meditação

Meditar é uma prática quase tão antiga quanto a história da humanidade. Os livros dos Vedas, escrituras sagradas do hinduísmo, cuja origem estimada é de 1500 anos antes de Cristo, já falavam sobre técnicas de meditação. Na região da Ásia, monges já praticavam a Zazen, uma técnica de meditação budista, há mais de 2 mil anos.

Milenar no Oriente, a prática ficou conhecida no Ocidente somente nos anos de 1920, com a chegada de mestres de Yoga, como Yogananda, aos EUA, e popularizou-se nas décadas seguintes graças ao movimento hippie, que tinha a paz como uma de suas principais bandeiras. Atualmente, além de ser uma prática central de algumas religiões como budismo e hinduísmo, a meditação é cada vez mais reconhecida pela ciência e difundida como uma importante ferramenta de concentração, bem-estar, saúde mental e relaxamento.    

 

Os benefícios da meditação

A prática frequente da meditação traz inúmeros benefícios. No campo da saúde mental, estudos da neurociência comprovam a eficácia da prática na redução do estresse, ansiedade, insônia e também em sintomas de depressão. Maior capacidade de concentração e de gerenciar as próprias emoções também são conquistas que vem com a prática.  

Além disso, para muitas escolas de autoconhecimento e espiritualidade, o papel da meditação vai muito além de acalmar a mente. É um portal para um estado mais elevado de consciência, uma forma de se conectar com um espaço sagrado dentro de nós, o caminho para a paz interior permanente e a verdadeira felicidade.

Seja só para ajudar a dormir bem ou para se conectar com a sua espiritualidade, a meditação é uma prática simples, mas extremamente eficaz e transformadora. Uma poderosa ferramenta de autoconhecimento que nos ajuda a compreender o que se passa dentro de nós e nos conduz ao silêncio da mente e a conexão com a essência mais pura do ser humano, que é de paz. Vamos praticar? 

 

Sejam bem-vindos ao blog da Positiv!

 

 

Olá! Sejam todos bem-vindos ao blog da Positiv.

Somos um app de meditação e autoconhecimento. Uma escola de Consciência Global que acredita que todo ser humano é um elo essencial na regeneração do mundo em que vivemos.

Atualmente, milhões de pessoas sofrem de depressão, ansiedade, estresse e carregam um sentimento de vazio e falta de sentido. O chamado é urgente. Precisamos nos unir para criar uma rede potente de seres humanos que acreditam no poder da meditação e do autoconhecimento como uma chave para a transformação individual e coletiva.

Queremos despertar a consciência positiva, adormecida dentro de cada um de nós, e nos direcionar para um futuro com mais amor, saúde mental, paz, compaixão e união. E para isso, contamos com a ajuda da tecnologia e de uma equipe super especializada em facilitar processos de cura e autoconhecimento.

Nosso objetivo é disponibilizar para o maior número possível de pessoas ferramentas que conduzam ao silêncio e à paz interior. E estamos há meses produzindo centenas de meditações incríveis para ajudar todo mundo a meditar: quem quer aprender, os que precisam de uma ajudinha pra praticar mais e também aqueles que já tem isso como hábito em sua rotina.  

Enquanto nosso app não fica pronto, publicaremos aqui neste blog artigos e notícias sobre o universo da meditação, do autoconhecimento, saúde, bem-estar, entre outros temas. Além de, claro, novidades sobre o trabalho da Positiv. Fiquem ligados! E sejam muito bem-vindos 🙂