fbpx

TEST

Campanha Janeiro Branco promove ações de conscientização sobre saúde mental

Um novo ano traz sempre expectativas e promessas de uma nova (e melhor) vida. Por isso, janeiro é um mês em que as pessoas ficam mais empenhadas em mudar seus hábitos em busca de uma rotina mais feliz e mais saudável. E no topo das listas de metas para o ano que se inicia, quase sempre encontramos cuidados com o corpo como prática regular de exercícios físicos e uma alimentação mais saudável. Mas e quanto a nossa saúde mental? O que planejamos fazer para promover nosso bem-estar emocional e psicológico? Quais atitudes vamos tomar para alcançar e manter o equilíbrio em 2020? 

Conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde mental é o principal objetivo da campanha Janeiro Branco, que promove sempre no primeiro mês do ano centenas de atividades por todo o Brasil. “Precisamos falar sobre saúde mental e sobre tudo o que diz respeito à saúde mental das pessoas, das sociedades e de toda a humanidade” – diz um dos slogans da campanha que começou em 2014 em Uberlândia (MG), cresceu rapidamente e nesta sétima edição registrou ações não só no Brasil mas também em outros países como Colômbia, Portugal e EUA. Entre as atividades da campanha deste ano estão palestras com psicólogos, rodas de conversa, panfletagens, plantão com psicólogos e profissionais da saúde em hospitais, entrevistas sobre a importância da saúde mental em toda a mídia, grupos de meditação em locais públicos, aulas de Yoga e práticas regenerativas, entre outras. 

O psicólogo e escritor Leonardo Abrahão, fundador da campanha, afirma que a intenção do Janeiro Branco é ajudar a criar uma cultura de promoção da saúde mental, assim como já existe uma conscientização em relação aos cuidados com a saúde do corpo. “Precisamos falar sobre saúde mental e oferecer ferramentas para que as pessoas possam cuidar de sua subjetividade e de suas realidades internas”, diz. 

Nessa luta para promover o autoconhecimento e o bem-estar, a meditação é um aliado importantíssimo. “É uma prática que convida o indivíduo a olhar para si e para sua realidade emocional e mental, o que pode contribuir imensamente para que as pessoas cuidem de seus pensamentos, emoções e sentimentos”, diz Leonardo. “Meditar ajuda na criação de condições para que a pessoa fique bem consigo mesma”. 

Nas redes sociais da campanha, veja fotos e vídeos das ações promovidas por todo Brasil durante este mês e no site oficial, saiba como promover uma atividade da campanha em sua cidade, empresa ou comunidade. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *